sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Agrotóxicos podem estar por trás da diminuição da população das abelhas

Já é bastante conhecido o fato de que os agrotóxicos são extremamente prejudiciais à saúde e ao meio-ambiente; eles são famosos por causar danos à fauna, flora e recursos hídricos, e também causar diversos problemas à saúde humana. Sintomas típicos de intoxicação por agrotóxico incluem tremores, indisposição, cólicas abdominais, vertigem e dores de cabeça.


Mas os efeitos danosos desses produtos químicos não param por aí.

Recentemente, nos Estados Unidos e na Europa, a população de abelhas tem caído a níveis alarmantes. Apesar de algumas pessoas acharem as abelhas incômodas, elas na verdade possuem um papel fundamental na polinização. Sem as abelhas, a agricultura seria muito difícil ou até mesmo inviável. A queda do número desses insetos devido ao CCD, ou Colony Collapse Disorder (Disordem do Colapso de Colônia) é de fato um problema sério. Até pouco tempo atrás, não se sabia o que estava causando isso.



Porém alguns cientistas concluíram que a chave estava na suscetibilidade à infecção de um parasita chamado Nosema ceranae; quando infectadas, as abelhas saem da colmeia e simplesmente não retornam mais, matando por fim a colônia inteira. As abelhas expostas à agrotóxicos estão mais suscetíveis à infecção por esse parasita.

Os cientistas não chegaram a um consenso sobre qual seria esse agrotóxico, ou se seria uma combinação deles, ou até mesmo todos. Contudo uma classe denomina neonicotóides foi associada a uma maior taxa de mortalidade de abelhas e foi banido da Europa, em abril desde ano.

Em suma, os agrotóxicos além de prejudicar nossa saúde, estão prejudicando o equilíbrio ecológico ao ponto de causar uma crise de falta de alimentos.

Para saber mais:

http://www.institutoecofaxina.org.br/2013/08/cientistas-descobrem-o-que-esta-matando-as-
abelhas-e-e-mais-grave-do-que-se-pensava.html

http://www.semace.ce.gov.br/florestal/agrotoxicos/efeitos-nocivos-do-mau-uso-e-manejo-de-
agrotoxicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário