terça-feira, 12 de agosto de 2014

Sobre a privação do sono

Não é novidade que ter boas noites de sono é um hábito essencial para uma boa saúde, porém os efeitos adversos da falta de sono são comumente ignorados na atualidade, devido à grande quantidade de trabalho e distrações presentes em todas as horas do dia. As consequências da falta de sono vão muito além do simples cansaço e entre essas consequências estão:

Perda Cognitiva


O sono desempenha um papel crítico no processo de pensamento e aprendizagem. A falta de sono prejudica esses processos cognitivos de muitas maneiras. Prejudica a atenção, estado de alerta, concentração, raciocínio e resolução de problemas. Isto faz com que seja mais difícil de aprender de forma eficiente.

Durante a noite, vários ciclos de sono desempenham um papel na "consolidação" das memórias. Se você não dorme o suficiente, você não será capaz de se lembrar o que aprendeu e experimentou durante o dia.

Baixa Imunidade


Noites maldormidas podem deixar o organismo mais vulnerável a infecções. Cansado e sem tempo suficiente para se recuperar, as defesas do corpo ficam baixas. É nessa hora que vírus e bactérias aproveitam a baixa de guarda e atacam. 

Estado Emocional Negativo


Pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, dizem ter ligado a falta de sono com a forma como lidamos com nossas emoções. Após passar um vídeo com imagens perturbadoras, o estudo observou 60% mais atividade na amígdala (conjunto de neurônios regulador dos sentimentos e da agressividade) em voluntários que haviam perdido uma noite de sono do que naqueles bem descansados. Pesquisas revelam que cérebros cansados armazenam informações negativas de forma mais eficaz, podendo deixar a pessoa triste e deprimida. Basicamente, enxergamos a vida muito melhor quando estamos descansados.

Depressão


Ao longo do tempo, falta de sono e distúrbios do sono pode contribuir para os sintomas da depressão. As pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade são mais propensas a dormir menos de seis horas por noite.

Na verdade, a insônia é frequentemente um dos primeiros sintomas da depressão.

Insônia e depressão alimentam-se um ao outro. A perda de sono, muitas vezes agrava os sintomas de depressão, e a depressão pode tornar mais difícil adormecer.

Dificuldade para Tomar Decisões


Segundo estudos realizados pelo pesquisador Sean Drummond, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quando estamos cansados temos dificuldade para determinar o que é mais importante e até pequenas decisões ganham gravidade exagerada. Além disso, o pesquisador especializado em privação do sono descobriu que o cansaço leva as pessoas a correrem mais riscos.
Outro estudo, realizado pela Universidade de Duke, e publicado no Journal of Neuroscience no dia 8 de março, avaliou 29 voluntários. Eles tiveram que tomar decisões de cunho econômico depois de uma noite de sono normal e depois de uma péssima noite. Os pesquisadores utilizaram um aparelho de ressonância magnética para avaliar as funções do cérebro nessas duas ocasiões e descobriram que há uma redução de atividade na região responsável pelo processamento das conseqüências negativas quando há privação do sono .

E como é possível recuperar o sono perdido?



Há controvérsias sobre o assunto, mas alguns cientitas acreditam no conceito de déficit do sono, que é possível ser sanado ao dormir-se por mais horas durante as noites de sono. Independente da existência desse déficit, não é tarde para corrigir os maus hábitos e começar a dormir ao menos seis horas toda noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário