sábado, 2 de abril de 2016

Respeito à autonomia

BIOÉTICA

Resumo do Primeiro princípio da Bioética: Respeito à autonomia do livro Bioética de Darlei Dall ' Agnol.




Segundo o livro Bioética de Darlei Dall ' Agnol o campo da Bioética está dividido em quatro princípios nos levando a dialogar sobre o primeiro princípio: o Respeito à autonomia.
Esse conceito apresenta questões importantes em relação ao respeito a escolha do paciente apresentando uma preocupação em mostrar o valor do enfermo e não o preço navegando de forma breve pelo conceito da moral. Todavia, o princípio frisa a vontade do paciente no sentido em respeitar suas opiniões, ou seja, respeito à autonomia estaria em apresentar diversas formas de tratamento para que o mesmo possa escolher de acordo com os seus valores, convicções e crenças.
Nesse princípio citado temos outros pontos importantíssimos que são falar a verdade; a privacidade dos outros; proteger as informações que o profissional possa vir a ter do paciente e acima de tudo focar no consentimento. Dando ao mesmo o direito de escolha, afinal autonomia significa também decidir, isto é, se o paciente tem a capacidade de discernir sobre suas escolhas o mesmo possuirá meios racionais em tomar decisões de como deve ser tratado. Claro que esta ação se diz aos pacientes que estão capacitados; caso o paciente não possua tais condições de discernimento deve o profissional convocar a família para que o princípio possa ser justo e válido.

Os pontos que foram tratados acima nos mostra a importância da execução desse princípio ao campo ético, pois tanto profissional quanto o paciente podem trazer para o debate suas opiniões sobre o tratamento proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário