quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Eneagrama

O que é o Eneagrama?

É um sistema que descreve nove padrões de comportamento que se sobressaem na personalidade humana, cada um desses padrões possuindo os seus pontos fortes, e seus pontos fracos. O Eneagrama de personalidade é utilizado como ferramenta para melhorar os relacionamentos e comportamentos, e apesar de ser aparentemente simples, é considerado como extremamente importante na área da Psicologia, e já foi base para diversas teses de mestrado ao redor do globo.
Ninguém sabe ao certo como surgiu: há evidências de que ele é bem antigo, mas somente foi introduzido no Ocidente no século XX, por meio da obra do filósofo George Ivanovitch.
O Eneagrama descreve tipos de comportamento dominantes da personalidade humana: mesmo que se possua só um tipo principal, é comum se identificar com vários, se não todos, tipos. A seguir, há uma breve descrição de cada tipo de personalidade descrito pelo Eneagrama e link para um simples teste.



As nove personalidades

Tipo Um : O perfeccionista

O sistema de valores dos perfeccionistas se constrói a partir da Ordem, da Integridade, da disciplina e, em geral, da perfeição, como já está implícito no nome. As pessoas com personalidade do tipo Um são predominantemente cuidadoas, ordenadas e meticulosas, a ponto de temer cometer erros. São exigentes, mas evitam irritar-se com erros cometidos por terceiros.

Tipo Dois: O altruísta

As pessoas com personalidade do tipo Dois são altruístas por convicção: para eles, tudo o que importa são as relações humanas e como consequência, os altruístas gostam de ajudar o seu próximo, são calorosos e muito prestativos, embora tenham a tendência de passar a necessidade dos outros antes das próprias necessidades.

Tipo Três:  O empreendedor

Os empreendedores possuem personalidade voltada para a competição e o trabalho. Gostam de se orgulhar de seus sucessos. No geral, são pessoas eficientes e capazes de motivar os outros à vitória, tanto quanto são capazes de se esforçar para obter o resultado desejado em qualquer que seja a situação.

Tipo Quatro: O romântico

A personalidade do tipo Quatro é uma personalidade emocional. São preocupados com a beleza e a estética e buscam emoções intensas e dramáticas. Os românticos chegam a ser teatrais, e sentem-se à parte do resto da humanidade: são nostálgicos e sentem a necessidade de serem compreendidos em sua diferença e criatividade.

Tipo Cinco: O observador

O típico Observador é analítico, crítico e lógico. Extremamente solitários, os observadores preferem observar a participar. Gostam de entender o mundo, os comos, quandos, ondes e por quês do universo no geral. Em contra partida, relações humanas são cansativas para as pessoas de personalidade do tipo Cinco. Ao contrário do Romântico, o Observador tem certa dificuldade de expressar suas emoções.

Tipo Seis: O questionador

Questionar é a chave da personalidade do tipo Seis. Os questionadores são motivados pela busca à segurança, pois possuem o hábito de duvidar de tudo que é certo, e a imaginar os piores cenários possíveis, o que os torna excelentes para detectar perigos e situações desfavoráveis para si e para os outros.

Tipo Sete: O sonhador

Aventureiro por natureza, o sonhador está sempre à procura do prazer e é muito otimista. Um sonhador gosta de ter vários projetos em andamento ao mesmo tempo e não suporta ficar parado. São entusiastas e empolgados; características que os levam, às vezes, a subestimar situações perigosas ou desagradáveis.

Tipo Oito: O confrontador

O confrontador é uma pessoa direta, que tem certeza de si mesma. Rápido e firme em suas decisões, o confrontador respeitam a força e a autoridade e apreciam auxiliar aqueles que lhe parecem fracos e indefesos: veem-se como justiceiros e com frequência, o são de fato.

Tipo Nove: O mediador

Os mediadores são pessoas pacíficas, que procuram, antes de mais nada, a tranquilidade e a harmonia, e se esquivam de confrontos ou discussões. São ótimos para escutar a opinião e o ponto de vista dos outros, mesmo que possua certa dificuldade para formar as suas próprias opiniões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário